sexta-feira, outubro 12, 2012

MEU POVO



pov
(Foto de BlueShell) - Portugal


Povo que que trago na alma e no olhar,
Povo que me fez crescer a acreditar no trabalho com honra e orgulho…
pov1
(Foto de BlueShell) - Portugal

Povo que sabe o que dizem os ventos, as estrelas …
Povo que luta  e cai e se ergue e reza e luta de novo…
pov2
(Foto de BlueShell) - Portugal
Povo que leva seus filhos à guerra e tanta vez os lá deixa ou os enterra…
Povo que reza seu terço e acode ao rebanho(o borrego que teima em não nascer)  ou à junta de bois…atulhada na lama de um lameiro num inverno chuvoso…


pov3
(Foto de BlueShell) - Portugal
Povo que teme o granizo mais que do Padre o aviso do inferno…


pov5
(Foto de BlueShell) - Portugal
Povo que arrecada a lenha com que se aquece de inverno…
Povo que se veste de festa ao domingo só porque é domingo
Homens que se juntam no café para um jogo de cartas
E uns copos de vinho …que  a Maria , lá em casa, farta de lavar roupa fará  saber , numa algazarra, que não gosta de bêbados mandriões. Mas à noite , a sós, farão amor como animais, como ninguém mais porque nesse ato estão eles e toda a terra que eles amanham, e que é alma e vida e sangue nas suas veias.
Povo que deixa o suor nos campos, nas vindimas, na arranca das batatas, no desbravar das silvas que teimam em galgar muros e terras, na ordenha do gado, no lavrar do chão…
Povo que treme de frio na apanha da azeitona,  no guardar dos rebanhos pelos montes em dias escuros de inverno quando o nevoeiro e os lobos ameaçam os ossos e os animais…No bolso a merenda…um talhada de broa com uma fatia de queijo curado. Água…há muita a escorrer dos muros das jeiras. E à noite o caldo quente  vale por quantos petiscos a gente da cidade, vaidosa e falsa pode sequer imaginar na sua opulência e ostentação de grandeza….




pov4
(Foto de BlueShell) - Portugal
Povo…meu povo…que eu amo e admiro…
Deixa-me voltar ao teu  seio…
Quero trazer comigo , no corpo, a fragância das giestas, do rosmaninho, a alegria da romarias…e na alma a candura de quem só pede um pouco de paz para aí terminar seus dias

Linking to Rural Journal and  Two bears farm...



And Leaves for Leontien



90 comentários:

a d´almeida nunes disse...

Empolgante, Blue, parece que estamos na aldeia, na aldeia serrana, do interior dito "profundo" pelos snrs. do poder central, a aldeia dos campos e das serras e dos rebanhos e dos frios e das festas também.

Estamos, abruptamente, a ser empurrados para o rigor da austeridade, a termos que nos socorrer dos meios de subsistência dos nossos avós, os quais jamais deviam ter sido tão desprezados pelos snrs que detêm as nossas vidas nas suas mãos depois de nos enganarem que os tempos haviam mudado, que teríamos pela frente um futuro próspero, que o Estado e a Economia funcionavam na perfeição e podíamos ficar descansados que eram "pessoas" de bem...

Não fosse este povo, mais uma vez a ser massacrado para pagar o que não deve, pagar as mentiras e roubos da classe política aldrabona e incompetente, e este país desapareceria, pura e simplesmente, do mapa geopolítico.

Um abraço, Blue, pelo povo e pela nossa terra!

António

Lucinha disse...

BlueShell,

Lindas imagens desse povo lindo e trabalhador de Portugal.
Essas plantações verdinhas mostram o carinho e esforço com que elas são cuidadas.
Obrigada por compartilhar tão belas fotos de seu povo que eu muito admiro.
Um lindo e abençoado final de semana!

Felipa Monteverde disse...

Povo que também é o meu, povo que sabe o que é sofrer e rir quando é preciso!

Magníficas fotos!

Edum@nes disse...

Seu povo, suas abóboras
Suas couves e suas uvas
São os frutos das hortas
Fazem parte os tomates
Crescem ficam maduras
Continuam os disparates!

Seu povo adormecido
Só pensa cavar nas hortas
Para o coelho devassar
Com a ajuda do portas!

Adorei sua horta
Regue bem os tomates
Está na hora
De acabar com os disparates!

Seu povo abre o olho
Semeia na terra o feijão
Trata bem do repolho
Seu povo luta contra aldrabão!

Boa sexta-feira para você,
amiga Blue Shell,
um abraço
Eduardo.

chica disse...

Maravilhoso povo que dá orgulho!! Lindo! beijos,tudo de bom,chica

Sanghamitra Bhattacherjee(Mukherjee) disse...

This is fantastic! Thanks so much for sharing.
Hope to see you on my blog:)

Magia da Inês disse...

♪彡♪♫°¸.•♫°`

Texto lindo, como uma oração.
Bom fim de semana!
Beijinhos.
Brasil

♪♫♫°✿°`╮

Lisa @ Two Bears Farm disse...

So glad you were able to join in! I really like that first picture.

Rui Pascoal disse...

Povo, que muito admiro, vai sendo hora de acordar...

MadSnapper disse...

really beautiful photos today. and you are right to admire all the people that do all these things

Anónimo disse...

Magnífico!!!

Bom fim de semana.

Vane M. disse...

As uvas estão lindas, dá vontade de degustar. Parabéns pelos escritos, casaram muito bem com as fotos. Um abraço!

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida Blue

Hoje passando para agradecer o convite para responder ao questionário, não o fiz tão bem como tu, mas foi o melhor que consegui.
Deixei uma música para ti, não sei se gostas, mas foi com carinho.

Um beijinho
Sonhadora

TexWisGirl disse...

very lovely tribute to your homeland and its people.

Tiziano disse...

Seu povo e meu povo como trabalhador e cheio de dignidade
o trabalho não assustá-lo mesmo e feliz por trabalhar
Olá boa weekwnd Isabel.

Élys disse...

Lindas imagens emoldurando um belíssimo texto que tocou a minha sensibilidade.
Tenha um bom fim de semana.
Élys.

Flor de Jasmim disse...

Divino!
Esse povo que também é o meu, apenas os kms nos separa, foi assim que cresci e vivi durante muitos anos, na companhia desse povo trabalhador, humilde digno de ser lembrado.
Obrigada por esta magnifica partilha.
Belissimas imagens.
Adorei.

Beijinho e uma flor

Vivian disse...

Olá,Blue!!

Que belo os dizeres intercalados com as imagens!!São de uma força impressionante.
Queremos que nosso povo seja livre, que tenha meios de viver bem e em paz.Que assim seja um dia,né?!
Beijos,querida Isabel!

São disse...

Belísimo !

Parabéns por um dos teus melhores posts, na minha opinião.

Tudo conjuga: as fotos e o texto.

Abraço enorme , Isabelina.

Adriano disse...

Blue Shell!
Que lugar lindo, junto com suas palavras

Encantadoras, amei as Uvas.

Deus abencoe seu dia.

Valerie Boersma disse...

Beautiful pictures! Thank you for sharing them!

Lua Singular disse...

Oi querida
Que lindo tudo aí!
Você transcreve tão bem que da vontade de ter asas e voar até aí.
Beijos no coração
Lua Singular

Ailime disse...

Amiga Blue,
Maravilhoso o seu texto e as fotos!
Emocionei-me ao lê-la.
"Povo…meu povo…que eu amo e admiro…
Deixa-me voltar ao teu seio…"
Sublime e não tenho mais palavras!
Obrigada.
Um beijinho.
(Agora reparei que também está no Green, excelente participação.)

valerietilsten59.blogspot.com disse...

Hi Blue Shell,
A most beautiful post.
I just love your photos.. so detailed. the grapes are magnificent. I felt like picking one!
val

Fábio Martins disse...

O trabalho na terra é duro mas dá-os belos "frutos" desse trabalho.
Bons registos minha querida BlueS.

lino disse...

Lindas imagens e bonito texto!
Beijinho

My name is Riet disse...

Beautiful photo's I love the church

Anónimo disse...

Olá, Blueshell!

É excelente a descrição, e ainda mais sentida a homenagem que fazes de gente trabalhadora e simples; cujo modo de vida infelizmente se foi abandonando, neste país vaidoso que aos poucos foi perdendo alguns bons hábitos, e com eles o Norte...

Lindo!!!!Parabéns!

E quem sabe se muitos de nós ainda um dia os não teremos que retomar, como forma de sobrevivência...?

Beijinhos; bom fim de semana.

Vitor

Unknown disse...

The grapes look delicious! Am envious of people who know how til till the land and work the soil to make crops grow (obviously I'm a city person:):) )

Mona Lisa disse...

Povo sacrificado, ACORDA!!!

Um "grito" Magnífico!

Parabéns por tão belo e real poema!

Belíssimas fotos!

Beijos.

eileeninmd disse...

Lovely post on your people and homeland. Thanks for sharing, hope you have a wonderful weekend!

Francisco disse...

Simplesmente divinal

Bjs grandes

Karen @ Beatrice Euphemie disse...

What a lovely tribute to your homeland. Your photographs are beautiful. I love the grapes and the church. Happy Weekend to you! xx

José María Souza Costa disse...

Estimada, Blue
Bom dia. Muito certamente, à esta hora, em Portugal, deve ser o período da tarde ( aqui, são 08:32 hs). Meu Deus, fiquei muito maravilhado com esta postagem. fui e voltei ao sítio que nasci e voltei em questão de segundos. Mas, como escreves, em um dos paragrafos " é esta gente, que enobrece um País". A mim, escrever para vós, apenas a palavra parabens, crêdes tu, é muito pouco. Ainda, assim, Parabens, mesmo. Força, saúde e sorte. Abraços, abrasileirados.

Vera Lúcia disse...


Emocionante!

Um hino de amor e admiração ao povo valente de uma Pátria querida e respeitada.

Belas imagens.

Beijo.

Nancy disse...

Lovely images -- I especially love the grapes! Thank you for sharing at Rural Thursdays.

Teté M. Jorge disse...

Sensivelmente emotivo... povo que traz vida pra dentro da gente...
Lindas palavras acompanhadas de imagens maravilhosas...

Bom domingo.
Beijo carinhoso.

Tiago Braga disse...

como é bom vir reter sabedoria no teu espaço, adoro!

Mary disse...

Oh...this is a beautiful post of pretty things. I love the garden you are showing...such great growing things!

lenalima disse...

LINDA POSTAGEM...POVO CHEIO DE ORGULHO!
ADOREI VER A HORTA E AS ABÓBORAS!
BJ

orchid0324 disse...

Dearest Blue Shell,
Oh, howw sweet of you and lovely tribute to your people and homeland. I am happy to be friends with you and from your country, my friend. Lovely pictures♡♡♡
Sending you lots of love and hugs from Japan, xoxo Miyako*

Maria Rodrigues disse...

Excelentes fotografias e texto, um post magnifico.
Um povo que luta e trabalha e que infelizmente, cada vez mais sofre e nada tem.
Beijinhos
Maria

Betsy Banks Adams disse...

What a wonderful tribute to your country and the people there... People are so important in all of our lives. It takes all of us working together to help make a better world.

Gorgeous Photos. Thanks so much for sharing.
Hugs,
Betsy

lis disse...

OI Blue
Terra oh minha terra... isso é lindo!
É pura poesia do coração da poeta que ama o simples e o puro.
Bravo menina! que lindeza.
As fotos são significativas , belíssimas .
Obrigada por compartilhar.
Estive ausente um tempinho pra relaxar um pouco e volto saudosa , doida pra ler meus amigos_ é o que fazemos aqui_compartilhamos palavras.
Que sejam sempre assim gloriosamente corretas e cheias da sabedoria que Deus te dá e nós dá a todos.
meu abraço

silvioafonso disse...

.



Sob estas parreiras não
tem como emagrecer o
corpo sem sacrificar a
estima. Ser feliz do
jeito que somos e deixar
nos outros a certeza des-
sa felicidade é o que con-
ta para uma dieta bem fei-
ta.

Pelo menos é assim que de-
veria acontecer.

Algo parecido eu conto no
meu blog.

silvioafonso






.

Existe um Olhar disse...

Um hino a um povo, ao nosso povo num texto belíssimo acompanhado por excelentes fotografias.

Manu

vieira calado disse...

Pois, amiga!...
É esse o nosso povo!
E que bonitas as fotografias!

Beijinhos!

lobices disse...

... obrigado por teres vindo ao meu blogue... foi bem, na verdade, reencontrar-te... abraço...

saboracasa disse...

lindo, lindo texto ...

beijocas

Sandra disse...

Nice to pop in and to see your autumn images. The grapes are gorgeous!
Thank you for your visit to my place!

Mery disse...

Parabéns!
Está linda a postagem "tudo... as imagens, as palavras tão bem escritas que " "revelam o verdadeiro povo português* trabalhador* forte* o bom patrício* o bom amigo e companheiro* ...Que esse povo seja abençoado por Deus*
Boa semana pra ti, saúde* Pazzzzz

Gisele Claudya disse...

Obrigada pela tua visita. Amo Portugal. Morei aí 1 ano, em Espinho.
Beijocassssssss

Sotnas disse...

Olá Blue, e que tudo esteja bem contigo!

Um belíssimo escrito teu que, em desabafo descreve a conduta do ser humano em sua mais pura essência, gente que trabalha duro para que nada falte a sua mesa, mas que se preocupa com o vizinho, e divide se este necessita. Gostei das verdades ditas sobre as pessoas que somente por que vestem roupa de domingo todos os dias pensam ter a vida eterna, ou são melhores que aqueles que plantam o alimento que ele precisa para sobreviver, parabéns pelo belo escrito, intenso e todo da alma estes teus sentimentos!
E grato por tuas visitas e amizade eu desejo que tenha em teu viver a felicidade intensa, juntamente com todo o seu povo, abraços e até mais!

Bob Bushell disse...

The food of life, great photos.

Fernando Santos (Chana) disse...

Excelentes fotografias e texto do nosso Povo....
Cumprimentos

vendedor de ilusão disse...

Olá cara amiga,
Venho mais uma vez agradecer sua honrosa participação no 1º Prosas Poéticas; foi pra mim um fato que só causou satisfação e deu muito orgulho. Muito obrigado!
Aproveito para lhe desejar uma ótima semana, e não posso deixar de externar minha opinião sobre essa fenomenal postagem; gostei muito.
Abraço e até mais!

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Bateu no mais profundo de meu ser, pelo imensurável amor que dedico a esse povo,povo que batalha dia-a-dia e que não pode perder a esperança de que dias melhores hão vir.
Obrigada, por me enternecer com tão dolorosas, mas engrandecedoras, palavras e imagens tão indicadoras, da riqueza dessa terra, dessa povo.

Abraço fraterno,
da Lúcia

Menina Marota disse...

Magnifico!
Revi-me na terra do meu Avô, senti os cheiros, os cantares, o desespero e a alegria daquele que é o meu Povo!

Grata por este momento emocionante.

Um grande abraço

O Puma disse...

Filhos dos Homens

que nunca foram meninos

Marta Vinhais disse...

Adorei o texto, a ligação às fotos...
Obrigada pela visita
Beijos e abraços
Marta

Manuel Veiga disse...

"Povo que lavas no rio..."

o teu belo e inspirado texto evoca-(me) o poeta Pedro Homem de Mello.

beijo

Lilá(s) disse...

Que maravilha Blue,excelentes imagens deste nosso povo trabalhador e tão pouco respeitado está a ser.
Beijos

Anónimo disse...

Lovely post!

vieira calado disse...

Obrigado pelo seu comentário ao ebook.
Mas o melhor do trabalho é obra duma amiga brasileira.
Isso levou-me a tentar. Fiz um pequeno filme, mais abaixo, no mesmo blog, (mas sem música, que não sei como é)...
Beijinho para si!

ONG ALERTA disse...

O trabalho de cada dia enriquece, linda homenagem aos que lidam com a terra, beijo Lisette.

ONG ALERTA disse...

O trabalho de cada dia enriquece, linda homenagem aos que lidam com a terra, beijo Lisette.

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Olá Blue,
Maravilhosa esta mensagem, assim como gostei muito das fotos, com detalhes da genuína ruralidade a que certamente muitos voltarão e outros iniciarão...
A foto da igreja, não me perece estranha, onde é?

Peter disse...

"Conchinha", aqui estou de novo maravilhando-me com as tuas fotografias e com o teu texto, deixa-me acrescentar mais uma:

- Povo que é explorado miseravelmente por uma classe política, e seus apaniguados.

Bj amigo,
Peter

Manuel Luis disse...

Uma publicação magnífica com fotos bem expressivas.
Obrigado por este pedacinho do povo e a fragrância da terra molhada.
Saúde, bj

Lúcia Laborda disse...

Que lindo minha amiga! Amei essa homenagem aos seus companheiros e conterrâneos. Especialmente nessa hora, em que vejo em alguns blogs, a angústia da dúvida que passam agora.
Deus estará sempre ao lado do povo.
Beijos

Andradarte disse...

Realidades de Portugal.....e
Fotografias lidíssimas....
Beijo

O Profeta disse...

Se o mar adormecer em desvario
As ondas não mais se formarem
Se as gaivotas se perderem do ninho
As árvores mais altas tombarem

Se o dia não encontrar a manhã
As nuvens deixarem de chorar água pura
Se as pedras da ilha roubarem a cor ao verde
As tuas palavras deixarem de ser raiva dura

Boa semana


Doce beijo

Canto da Boca disse...

Esse sentimento que brota e transborda de ti, escorre para o outro lado do Atlântico, porque é muito semelhante ao que sinto pelo meu povo do Nordeste do Brasil, pelas minhas raízes, pelo brio e valentia de cada um de nós, que a despeito das intempéries, e de uma natureza inóspita, seguimos com dignidade e honra a nossa labuta.

Saúdo amorosamente esse povo português!

Beijos, querida, obrigada por este poste!

Manuel disse...

Muito bonita esta homenagem ao nosso, tão esquecido e sacrificado, povo.
Estava a ler e lembrei de alguns poemas, da minha infância, do poeta António Correia de Oliveira, que tinha uma maneira muito própria de cantar o povo.
Um beijo.

Arnoldo Pimentel disse...

Uma postagem simplesmente maravilhosa, emocionante.Parabéns.

SOL da Esteva disse...

As tuas Palavras penetraram na Alma; se não fossem as Palavras, as imagens diriam tudo.
Comungo desses teus sentimentos.


Beijos

SOL

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Um grito de alma em sangue por este povo tão sacrificado.
Fiquei maravilhada pela força das palavras.

Um beijinho com carinho
Sonhadora

. intemporal . disse...

.

.

. curvo.me perante a plenitude desta página . lavrada de dentro para fora .

.

. e saio . rendido .

.

. um beijo meu . o de sempre .

.

.

Pitanga Doce disse...

As fotos são lindas, Isabel! Talvez esteja na hora de algum desse mesmo povo voltar a dar mais valor não só ao homem do campo, mas à terra que foi "deixada a monte" por tanto e tanto tempo.

Abraços do lado de cá deste mar.

Zé Povinho disse...

A nossa ligação às origens, às nossas raízes é sempre mais forte. Nós somos moldados pelo ambiente mas nunca podemos perder de vista o que nos prende à terra.
Abraço do Zé

Leninha Brandão disse...

A força de tuas palavras, Isabel, me invadiu a alma e tocou-me o coração...este povo, esta gente simples, tem a minha admiração e o meu respeito. Que dera os dirigentes os vissem de igual maneira.
E este cheiro a giesta e a rosmaninho,penetrou minhas narinas e espalhou-se pela casa inteira.
Obrigada, amiga... e BRAVO!

Bjssssss,
Leninha

JUAN FUENTES disse...

A mi amiga.Profesora y intelectual,su amigo fotografo,
le envia sus mil besos,pero multiplicados,para que el afecto llegue multiplicado y con más calor.
Juan
Tú espiritu de campesina y tu amor hacia la tierra se nota en todos tus
escritos.

Elizabeth Edwards disse...

gorgeous views. wow, glad you linked up for support & love for Leontien. i love your header shot. enjoy your weekend. all the best to you. (:

Buttons Thoughts disse...

Oh this post gave me goosebumps it is so well written in describing life in your country and struggles and beauty all wrapped up together. Good writing. Beautiful photos. B

It's me disse...

I find it so sweet that you also join for Leontien....love Ria...xxx...

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

tão bonito, texto e fotos.

fiquei comovida.

obrigada!

beij

Beth/Lilás disse...

Bom dia, BlueShell!
Vim conhecer este teu cantinho e fiquei emocionada com esta postagem linda que fala de um povo que eu conheço bastante, tenho no sangue este mesmo povo. Que beleza de ode a este que com honra e trabalho, construiu um belo país!
um forte abraço, carioca


Marie disse...

Your photos and support for Leontien are beautiful!

Elvira Carvalho disse...

Um poste lindíssimo e emocionante.
Um abraço

Elisa T. Campos disse...

Blue Shell

O campo sempre me fascina.
Quisera ter uma grande horta com tudo o que você mostra.
Tudo inspira fartura.
Beijos