domingo, dezembro 18, 2011

Comboios... (parte I)

canis

(Foto de BlueShell)

Eu tenho “coisa” com comboios…

Sou eu e o pequeno cão que, deveras aborrecido pela espera, anseia pela viagem que o levará a outras terras, outros ares….

Muitas foram as vezes que apanhei aqui o comboio.
Diversos motivos, o mesmo local.

Em fevereiro passado, quando meu marido esteve internado, após uma cirurgia ao intestino, eu ia a Coimbra todos os dia para o visitar, saber como estava e quais os progressos relativamente ao dia anterior.
Meu coração ia sempre “apertadinho”…sem saber o que iria encontrar. A maior parte da viagem fazia-a sozinha. O comboio, vindo de Vilar Formoso, só começava a ficar com bastante gente a partir de Santa Comba Dão.
Às vezes podia ouvir, sem querer, conversas de circunstância que, em nada contribuíam para me alegrar.
Geralmente olhava pela janela, sem realmente ver a paisagem…e deixava-me ir, embalada pelo balouçar da carruagem. Frio, por vezes sentia frio… um frio que vinha de dentro de mim…e me gelava!

Um dia, à minha frente sentaram-se dois homens que falavam alegremente e, depois, um terceiro se lhes juntou sentando-se a meu lado. A sua presença não me incomodou. Disseram “bom dia” e eu retribuí educadamente: sempre, desde pequena fora educada de modo a cumprimentar as pessoas. Quase não os ouvia: geralmente criava uma barreira entre o espaço circundante e as minhas reflexões.

Subitamente, e com estrondo, abriu-se a porta à minha frente e, vindo de outra carruagem, apareceu o revisor (pessoa que verifica se todos temos bilhetes).
Naquele momento não estávamos senão ali os quatro passageiros…só lá mais para o meio da composição havia pessoas cujas vozes, indistintas, eu mal conseguia ouvir.
O revisor sorridente e para surpresa minha começou por dar os “bons dias” e…maior espanto meu, começou a dar um aperto e mão, a um, ora a outro, ora ao terceiro homem e todos , também sorridentes, lhe estendiam a mão cumprimentando-se mutuamente. Pensei rapidamente para comigo “A Empresa deve ter instituído a política de bom relacionamento humano entre funcionários e passageiros! Que gesto bonito”! E não me fiz esperar – estendi também a mão ao revisor num cumprimento demorado e rematado por um dos meus sorrisos que dizem (quem sabe) irradiam luz (mesmo em dias mais sombrios).
O revisor sorriu também ao meu cumprimento, viu o meu bilhete e disse obrigada, enquanto os outros três homens se olhavam entre si circunspectos! Mas…em vez de seguir seu giro verificando os bilhetes dos outros passageiros, deteve-se ali, de pé, em amena “cavaqueira” com os três indivíduos sentados à minha frente e ao meu lado.

Foi então que percebi: eram, todos eles, funcionários da empresa de caminhos-de-ferro…e o cumprimento inicial era de colega para colega…não seria suposto incluir o meu “aperto de mão”!


canis2

(Foto de BlueShell)
(Dedicado a pessoas como eu: distraídas!)

108 comentários:

Leonice disse...

Blue querida achei lindo essa parte do "Comboios", voltarei...

Hoje percebi que embora sendo seguidora de seu blog não estava constando em "Seguidores" ai fiz uma nova tentativa e deu certo,deve ser algum problema pois em meu blog não aparece todos os seguidores...????
Um bom domingo a voce e familia, com muita paz.

São disse...

rrss rrsss

Esta tua estória recordou-me um vídeo que me enviaram e coloquei no facebook chamado qualquer coisa como Gestos Simpáticos em Cadeia.

Adoro comboios!!

Te desejo e aos teus Festas alegres, Natal de paz e fraternidade e excelente 2012.

Parapeito disse...

Um aperto de mão com um sorriso feito luz..é sempre uma dádiva para quem o recebe...
Agradeço a sua passagem pelo Parapeito e desejo que os dias futuros sejam cheios de sorrisos felizes e abraços de ternura...
Que a força esteja sempre com a Blue Slell e com o seu marido
brisas doces****

Jorge Pimenta disse...

querida amiga, eu ainda não perdi a fé no ser humano :); quem sabe o teu gesto tenha ajudado aqueles cavalheiros a perceber que a felicidade reside muito mais naquilo que escondemos do que naquilo que somos capazes de dar.

adoro comboios. vivo em braga, não muito longe da estação. além do mais, um dos contos que mais me marcaram na minha meninice (e que leio todos os anos aos meus novos alunos) é "o comboio das 22", de altino tojal (autor de os putos) - gira em torno de comboios... esses monstros de ferro e de sonhos.
beijinho grande!

Unknown disse...

Nos comboios encontramos várias faces e sonhos. Sonhos diferentes dos nossos em alguns aspectos. Aspectos que nos ajudam a encontrar novos caminhos. Caminhos nos quais podemos demonstrar a nossa verdadeira face!
belo texto! envolvente, Quero ver a continuação!
---
Quero te desejar um feliz natal e te agradecer por ter entrado na minha vida e no meu infinito particular! blogestarcomvoce.blogspot.com

oteArt disse...

jajajaja!!!! muy bueno; tienes unas anecdotas buenisimas, y ademas las cuentas. eres un poco inocente y bien pensada lo que hace brillar mas el relato cuando se contrasta con la realidad; por lo menos te sacó de tus malos presagios.saludos

Anónimo disse...

A rede ferroviária em Portugal precisa de um novo impulso, e as pessoas precisam habituar-se a viajar mais de comboio.
As vantagens são imensas. Podemos ler um livro, um jornal ou uma revista, podemos ouvir tranquilamente uma música, podemos aproveitar o tempo para fazer alguns telefonemas necessários para colocar alguma conversa em dia ou podemos simplesmente conversar se tivermos uma companhia de viagem. Para além da vantagem de nos podermos levantar e ir ao bar ou ao WC.
Claro que, para além destas vantagens mais directas, temos a vantagem de fazer uma viagem tranquila, sem a preocupação e o stress da condução… para da segurança.

Obviamente que as desvantagens também existem, e é nesse aspecto que o país precisa de melhorar as suas infraestruturas. Os horários existentes são, a maior parte das vezes, inadequados às necessidades dos utentes, e a interligação entre a rede ferroviária e rodoviária nem sempre é a melhor.

Bom Domingo!

Lilazdavioleta disse...

BlueShell ,

uma delicia . Estou a " ver -me " a fazer , exactamente , a mesma coisa .

Quero , entretanto , desejar que tenha um Bom Natal e que 2012 lhe traga o que considera mais importante .
Um beijo,
Maria

antonio ganhão disse...

Um dia voltaremos a descobrir a magia das coisas simples, esta crise vai-nos levar a isso.

Adriano disse...

Olá Shell!!!

Que legal! lendo esta história

real sua me lembro do tempo de
infãncia, quando nós por muitas
vezes usamos os comboios!
é uma recordação fantástica da
Vida da Gente!
Muito boa a postagem!

do Brasil..............Adriano.

Manolo disse...

Tu no eras compañera de trabajo pero si de viaje, un hombre cordial.
La primera foto, de la perrita con el andén y las vías vacíos da sensación de soledad.
Besos.

Anónimo disse...

Be careful little doggie, there comes the train! :)
Nice photos!
Merry Christmas and a Happy New Year you too!

Flor de Jasmim disse...

Blue
Existem momentos nas nossas vidas que nos marcam profundamente, não por uma razão especial ou por o momento em si, mas pelas circunstâncias em que nós se emcontramos nesse mesmo momento.

Beijo e uma flor

TexWisGirl disse...

well, it was nice that you got a smile and a handshake anyway to interrupt your own thoughts!

Anónimo disse...

Adoro comboios e viajar de comboio. A última viagem que fiz foi em Setembro (não contam as que faço do local onde vivo para o Porto quase diáriamente)e no início dssa viagem, quando o "Pica" ( o revisor) já tinha percorrido a carruagem onde eu me encontrava a verificar os bilhetes dos passageiros, e que finalmente se dirige a mim, disse :«Sr. Alberto Flores? Boa tarde e seja bem vindo. Obrigado mais uma vez por usar os nossos serviços e faça uma boa viagem»

:):)

O pessoal ao lado olhou para mim tipo:«quem é este gaijo?»

Eu tinha comprado bilhete on line e simplesmente só tive que mostrar identificação. ;):)

manuela baptista disse...

então
estenda-me cá a sua mão

e nesta viagem, dou-lhe um abraço

repleto de comboios do Natal a apitar na noite, cheios de luzes, quase, quase confundidos com estrelas candentes!

tenha um Feliz Natal, Blue

manuela

Compartilhando Sentidos disse...

Histórias de viagens! Tenho um par delas na manga também... Legal a forma que escreves!

Bom início de semana e eutimia

Lucia Luz disse...

Blue querida

Sou assim distraída. Mas penso que um sorriso que irradia luz com certeza aquece corações e encanta a quem recebe um gesto de carinho. Andamos tão carentes não?
Beijinho

Lucia

Agulheta disse...

Amiga Blue!Sempre me ensinaram a ser cortês para com os outros,talvez por ser de uma geração do obrigado,desculpe e bom dia,tarde, e noite.O bom relacionamento do ser humano devia ser mais fraterno do que ultimamente o é.Cada um hoje em dia olha só para o seu umbigo e a vida é tão curta que não devemos perder tempo com coisas vãs.Gostei de ler e dos comboios um meio de comunicação pelo mundo.
Beijinho e obrigada pelas palavras no blog.

zeparafuso disse...

Que o Natal seja mais um momento em que as pessoas acreditem que vale a pena viver um Novo Ano.

Graça Sampaio disse...

Adoro andar de comboio. Nasci em Algés e, aos dez anos, fui morar para Sintra. Fiz grande parte da minha meninice e adolescência a andar de comboio todos os dias. As brincadeiras, amizades, namorados que fiz no comboio. E li, estudei, preparei aulas, no comboio.

Depois vim para a província (blheque!...) e acabaram-se as aventuras no comboio.

Beijinhos

mfc disse...

Pois eu acho que fizeste o que qualquer pessoa educada faria ao ver a série de cumprimentos!

Toma mil beijinhos.

sérgio figueiredo disse...

que sensação tão boa ao ler esta tua "estória".
são os combóios e todo um retrato que se vive enquanto neles viajamos (o que já não faço há muito).
ela (estória) é contada com a sabedoria de colocar as palavras no seu lugar e a ternura de as perfumar com o "cativar" a leitura.

um gesto com duas mensagens...
o anedótico, por um lado, (permite-me que o diga assim) e o "recado" da boa educação, por outro.

bj...nho

lino disse...

Uma bela estória!
Beijinho

Bípede Falante disse...

Blue, você é das minhas. Que eu pago o mico, mas não deixo de estender a mão, a palavra e o sorriso :)
Adorei!
beijoss

Mona Lisa disse...

Qual encalacrada!

Faria o mesmo!

Adorei a tua bela "encalacrada".


P.S. na mimnha foto estão os amuletos contra o mau olhado que os turcos (todos) usam diariamente.

Bjs.

Luna disse...

Como dizes aprendeste a ser educada desde menina, se devemos cumprimentar com palavras porque não o fazer com um gesto mais quente e respeitoso.
bjs

GarçaReal disse...

Muito interessante o teu texto

Vim desejar um Feliz Natal e que o Novo Ano seja de Paz, saúde, amor e esperança

Boas Festas

Bjgrande do Lago

Manuel Veiga disse...

muito bem escrito.

deixe-me envolver no "clima" das tuas palavras. e não pude deixar de sorrir (em tom amargo) com o inesperado final...

beijo

Ana disse...

É tão bom encontrar pessoas distraídas como tu ! Boas viagens, amiga, pelos caminhos da vida !
Um beijo e bom Natal *

Ana disse...

Olha sou tão distraída,que me ia esquecendo de desejar que estejas melhor ...

Gaja Maria disse...

Engraçado... eu também tenho "coisa" com comboios. Durante 3 anos que andei a estudar em Lisboa (há mais de 20 anos) viajava todos os fins de semana de comboio (em vez de autocarro) para ir a casa e voltar para Lisboa, tenho imensas histórias para contar. Agora, que ando a tirar um curso de fotografia, o meu fascinio continua e já fui a algumas estações fotografar. :)
By the way, espero sinceramente que te sintas melhor. Força aí, dá a volta por cima. Bjinho

Catherine disse...

I love the photo of the little dog waiting at the train station. So cute!
xo Catherine

EG CameraGirl disse...

Your story of your handshake made me smile! :)

Ricardo Miñana disse...

Una bonita historia.
que estos días la paz y la felicidad lleguen a su casa.
¡felices fiestas!.

Anónimo disse...

Bonita a parte dos comboios, Blue.Muito poético... Eu nunca andei, mas gostaria.

Tenha um feliz natal e um ótimo início de ano, querida.

Bjs

Betty Manousos disse...

what a remarkable photo!
love it!!

wishing a great week ahead!

and thanks so much for your wonderful comments.

much appreciated!!

un abrazo! xx

Leninha Brandão disse...

Minha querida Isabel,

Já deves ter notado que também tenho o maior aprêço pelos comboios,pois ultimamente tenho falado neles em várias postagens...amei este teu texto,minha querida,tens o dom de nos fazer viajar contigo,em teus pensamentos e lembranças...eu também teria feito o mesmo,cumprimentaria e daria o meu melhor sorriso.


Bjsssss,amiga e um muito feliz Natal,
Leninha

M. disse...

hahahahaha Já estava a prever esse desfecho!!! Menina educadinha ;)))
Beijinhos, boa semana!
Madalena

Eu disse...

A vida é um comboio onde muitos passam e apenas alguns ficam ou voltam...
Vim apreciar e também desejar que o seu Natal seja rico em amor e o novo ano seja marcado por muitas realizações!
Um abraço carinhoso

Manuel Luis disse...

Acredita que a mesmo por aí, gente simpática. Foi uma estação onde embarquei muitas vezes rumo ao Algarve. É bonita, a outra ainda mais. O chefe da estação andou comigo na tropa.
Tenho belas recordações dos comboios a vapor, em Angola, fiz escoltas durante 2 anos.
Gosto do vosso convite ao qual agradeço, gostaria de ir ai procurar um amigo que esteve comigo na tropa, não me recordo o nome, a alcunha era (Charles Bronçon), a muitos anos, exploravam o cinema de Mangualde.
As mensagens são a garantia e força para continuar, são um excelente incentivo.Repara nas transformações e comenta.
Não posso mudar a cor do texto, tive que mudar o fundo.
Ainda não sei se vamos passar o Natal a Coimbra.
Desejo-vos um excelente Natal.
Abraços e beijos

George disse...

It would be nice if there was more civility between conductors and passengers on trains. However, it was good that you had this distraction on your way to visit your husband in the hospital.

I really like your picture of the dog at the station. I wonder if he is waiting for his owner to get home?

AC disse...

Blue,
Quem sabe se o seu aperto de mão não ajudou a iluminar o dia dos outros três. Às vezes são simples gestos que fazem a diferença.

Beijo :)

O Árabe disse...

... mas um aperto de mão e um sorriso de luz nunca se perdem, amiga! :) Fizeste bem. Feliz Natal e que o Ano Novo traga excelentes novidades, para ti e tua família. Boa semana.

JUAN FUENTES disse...

Amiga Isabel.El perro esperando a su dueño,és la viva imagen de nuestra sociedad.
Todos esperamos algo.
Un fuerte abrazo
Juan

Mariazita disse...

Querida BlueShell

Perdão pelo “copy & paste”, mas não dá para individualizar…
Trago votos de BOAS FESTAS, fazendo minhas as palavras de Gandhi…
“Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos;
A consciência de aprender tudo o que for ensinado pelo tempo afora;
Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem;
A capacidade de escolher novos rumos;
Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável:
Além do pão, o trabalho; Além do trabalho, a acção.
E, quando tudo mais faltasse, um segredo:
O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída."
(Gandhi)

BOM E SANTO NATAL E FELIZ ANO NOVO

Beijinhos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Fizeste-me rir e lembrar que o Mr.Obama também cumprimentou o porteiro, lembras-te dessas???

Seria bom que assim fosse, amiga. O que custa dar um sorriso ou dar os bons dias?!!!
Infelizmente o que mais encontramos são "trombas" em todo o lado para ficarmos ainda mais gélidas e soturnas nos nossos pensamentos.

Pelo menos desta vez foi diferente.

Gostei muito.

Feliz Natal amiga.

Beijinhos

Jorge Pimenta disse...

querida amiga,
como não entender o que me dizes... sabes, sou daqueles que escolheram um curso e optaram por um carreira tendo por base unicamente as suas convicções, a sua vocação (seja lá o que isso for). aos poucos, o desencanto toma conta de nós, entranha-se-nos no corpo, dobra-nos as vísceras e polui-nos as entranhas, tingindo-nos de negro. como tu, também eu ainda acredito no que faço, na sala de aula, junto dos alunos; cada vez menos em todo o folclore que nos aproxima do abismo da tecnocracia, desumanizando todo o edifício educativo. mas, como diz ademar dos santos:
"há os que desistem antes
há os que desistem durante
e há os que desistem depois
há os que desistem cedo
há os que desistem tarde
e há os que nunca desistem
eu prefiro pertencer à minoria reminiscentedos que nem o verbo conjugam"

beijinho!

p.s. deixei de ouvir o telejornal... pois, se calhar faço com a avestruz, mas preciso de preservar o pouco que ainda respira dentro de mim...

Luna Sanchez disse...

És uma querida, isso sim

=)

É esse o motivo de ter agido de forma tão natural e amável.

Adorei ler isso!

Um beijo grande.

Mar Arável disse...

Tudo pelo melhor

neste inverno prolongado

e descontente

Nilson Barcelli disse...

Só mesmo tu...
Gostava de ter visto a tua cara quando te apercebeste...
Querida amiga, tem uma boa semana.
Desejo-te um Feliz Natal e um ano de 2012 cheio de coisas boas, extensível aos que te são mais queridos.
Beijo.

PS: nunca mais viste o revisor...? kkkkk

Maria Rodrigues disse...

Minha amiga adorei a sua história até a li ao meu marido. Seria bonito que realmente houvesse esse espirito de cordialidade entre as pessoas, mas infelizmente não há. Aproveito também para desejar um Natal muito Feliz, repleto de alegria, saúde, paz e amor. Que a Luz e o Espírito de Amor do Natal, consigam prevalecer nos nossos corações ao longo de todos os dias do ano, para seja sempre Natal e que 2012 lhe traga tudo o que mais desejar.
Beijinhos
Maria

Anónimo disse...

Ahah devem ter ficado a pensar porque estendeu a mão.

É preciso ser-se muito altruísta para desistir da pessoa que amamos e da nossa felicidade em prol da felicidade da pessoa amada.

Lilá(s) disse...

Um Feliz Natal
perfumado de amor
Paz e saúde!
............../)
....…… ( , )
.….….|░░░|
.……..|░░░|☆
|░░░|¸.¤“˜¨
...¨˜|░░ഐ¤ª@“˜

Beijinhos

manuela barroso disse...

...e estava a "ouvir" a tua viagem, transportando-me para o teu lugar...
É quenão havendo combóios nas Serras do Gerês ( lá "não passou Cristo"...tem que ser tudo muito "natural"...)eles não fazem parte do meu "povoado" mental!
Mas, hoje quando tal acontece em grandes percursos, aproveito para passear-me nas paisagens que me visitam...
Oa cumprimentos...com esse "sorriso luminoso", quem não gostaria?
Um abraço, Isabel
E...cuidado com os doces de Natal...:)
Um FELIZ NATAL!
Mui bjis

Anónimo disse...

Olá, Blueshell!

Este mundo vai mudando, mas não assim tanto, e nem sempre nesse sentido...
Mas vá lá; pior do que o desfecho ocorrido seria a mão estendida ficar a meio do percurso, pendurada no vazio, à espera...com às vezes acontece - e isso seria uma grande maldade que não merecias.

E já que aqui estou aproveito para deixar os meus Votos de Bom Natal e Boas festas: que o Menino Jesus te possa deixar no sapatinho aquilo que certamente já lhe pediste.

FELIZ NATAL para ti e os teus, com tudo de bom!

Beijinhos.
Vitor

Anónimo disse...

Mas foi simpático em retribuir e isso é que é importante...

Je Vois La Vie en Vert disse...

É engraçada a tua história !
Espero que já não tenhas vontade de chorar mas de rir porque agora é a minha vez de te vontade de chorar mas não vou ceder !

Desejo-te um Santo e Feliz Natal e um ano de 2012 rico em surpresas !
Muitos beijinhos

Verdinha

Lunna disse...

Maravilha seu depoimento, gostei muito de conhecer essa sua passagem. Um bom dia, um sorriso e um apeto de mão é sempre maravilhoso.


Estou com muitas saudades. E o meu projeto continua até final de janeiro/2012, está maravilhoso, pena eu não ter "net" por lá, rsrs.

Te desejo um Feliz Natal com muita paz, harmonia e repleto de alegria.
Abraços coloridos.
Lua.

MARILENE disse...

Você me fez rir e adorei. Essas distrações, nunca esquecemos. Fazem parte do caminho.

Desejo-lhe um Natal de muita luz, união familiar, amor e paz. Que possa sentir o verdadeiro espírito da data, com as bênçãos divinas.

Bjus.

JUAN FUENTES disse...

Amiga Isabel.Gracias por tu constancia en la entrada a mi blog
Abrazos
Juan

JUAN FUENTES disse...

Amiga Isabel.En la Boca,Buenos Aires me encontre ese grafiti alegorico a la sublevación del pueblo argentino hace unos dias años.
Observa la cara de la pintura y en ella se ve las faciones de un nativo,primeros pobladores del pais.
Un fuerte abrazo
Juan

Rafeiro Perfumado disse...

Mas se procurares bem na blogosfera encontrarás um blog onde alguém dirá "hoje uma passageira deu-me um aperto de mão e um sorriso. Assim vale a pena trabalhar". Beijoca!

Braulio Pereira disse...

dä-me a tua mâo e sorrimos

linda nâo achas?

FELIZ NATAL e BOAS FESTAS


saúde e vida.

o meu abraço fratreno!!

Vivian disse...

Bom dia,Blue!!

Ah!Querida que história!!!rsrsr
Melhor ser distraída e muito educada e cordial, do que a maioria que anda sempre com a cara amarrada, como se sorrir fosse crime...
Beijos pra ti!!!
Tudo de bom!!
Deixo votos de um Feliz Natal, repleto de amor e muita luz!

Rui Pires - Olhar d'Ouro disse...

Coisas com comboios à parte...

Um Santo e Feliz Natal!

Lowell disse...

What a wonderful and funny story...

One of my psychology professors used to say that those things we think most personal are also the most universal. I'm sure that a majority of humans have shared some experience similar to what you described.

Love the little dog. I'd take that home with me!

And thank you so much for the kind holiday greetings. I would wish for you the most merry of Christmasses and a wonderful New Year!

José Leite disse...

Simplesmente maravilhoso! há momentos indelevelmente gravados na alma para sempre! BOM NATAL!

SOL da Esteva disse...

Blue Shell

No meio das mágoas, dos pensamentos vazios, das rotinas da Viagem, algo te visitou (mesmo não sendo por e para ti) e que te elevou por dentro: um sorriso.
Terem sido educadamente confraternizantes porque eram da mesma Empresa ou não, aqui o que importa é que as pessoas sabem sorrir, mas... não querem.
Daí podermos aferir que a imagem da Empresa é o que é.
Mas, Amiga, esse sorriso valeu!

Renovo as Festas Felizes ... dentro do que a Vida tem para ti.

Beijos

SOL
http://acordarsonhando.blogspot.com/

Anónimo disse...

Blue,

fascinado, é como se nos tivesse levado juntos em dentro de teus olhos.

Um abraço de sincera admiração!

José disse...

Feliz Natal

Quisera
Eu neste
Natal, armar uma
Árvore em meu coração
E neste pendurar, em vez de
De bolas, os nomes de todos os
Meus amigos. Os amigos de longe Os
de perto. Os antigos e os mais recentes
Os que vejo em
Cada dia e os que
Raramente Encontro.
Os sempre lembrados e
Os das Horas alegres. Os
Que sem querer, eu magoei
Ou sem querer me magoaram.
Aqueles a quem conheço profun-
damente E aqueles a quem conheço
Apenas a aparência. Os que pouco me
Devem e aqueles a quem muito devo. Meus
Amigos humildes e meus
Amigos importantes. Os nomes
De todos que já Passaram pela minha
Vida. Uma árvore de raízes Muito profundas
Para que seus ramos nunca Sejam arrancados
Do meu coração. De ramos
Muito extensos que novos
Nomes vindos de todas as
Partes venham juntos aos
Já existentes. Uma grande
***************************
Árvore de sombras agradáveis
=========================
Para nos agasalhar neste Natal.


Meu amigo e Amiga virtual
Nobres amigos, amigos do povo
Vos desejo um feliz Natal
E um próspero Ano Novo

José.

A Lady's Life disse...

Well that was nice. I guess he thought you needed a little cheer.lol
Merry Christmas to you as well Blue Shell :)

Bob Bushell disse...

What happened to the dog? BRILLIANT PHOTOGRAPHS.

tecas disse...

Querida amiga Blue, só mesmo o final do seu texto para me fazer rir.Desculpe. Como tenho estado doente, o astral vai abaixo e subiu bastante depois de ler o seu magnifico texto. «Como és, julgas os outros». Bons pensamentos os seus. Simpatia a mais da parte do funcionário ao cumprimentar todos.:)
Desejo do fundo do meu coração que o seu marido se encontre melhor e aproveito para lhe desejar um Santo Natal e que o Novo Ano lhe traga o que mais anseia dentro do seu coração. Beijinho amigo e uma flor.

Sensualidades disse...

hehhehhe

eu adoro viajar de comboio, olhar para as pessoas e pensar o que sera que fazem, do que gostam, do que falam..

Bjinhos
Paula

Joop Zand disse...

Lovely new photo's..... very nice done.

Wish you also a very nice x-mas and all the best for 2012.

warm greetings and a big kiss, Joop

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Demoro a vir, mas apareço, vez em quando...Hoje, me deliciei com esta "humana" crônica e mais outras postagens anteriores.
Gosto de andar de trem (nome para o comboio, em terras brasileiras). Já fiz uma viagem do Porto a Madrid de, aí sim, de comboio. Foi em 1979...Amei!

BlueShell, quero desejar-lhe um Natal de Luz!

Vera Lúcia disse...

Olá,
Me diverti com esta passagem de sua vida. Creio que eu agiria da mesma forma. Difícil não pagarmos algum "mico" nessa nossa jornada (rsrsrs).

Desejo-lhe um Natal repleto de bençãos, alegria, paz e muito amor.

Beijão.

DE-PROPOSITO disse...

Uma verdade nua e crua que só no fim do facto consumado (o aperto de mão) te apercebeste.
--------
Felicidades
Manuel

Feliz Natal 2011

Teté M. Jorge disse...

As fotos estão um sonho... eu sou gamada em trens, viagens de trens... piuuuuuuu!!! :))
É uma delícia vir aqui te ler...

Beijo carinhoso.

Olinda Melo disse...

Querida Blue Shell

A tua história relata uma situação que, infelizmente, se verifica em algumas outras empresas chamadas públicas, que têm a obrigação de atender bem o público e que, muitas vezes ficam na galhofa uns com os outros. Neste teu caso foi um aperto de mão que não te era destinado e a pouca pressa em verificar os bilhetes dos outros passageiros, outros há em que se 'esquecem' da sua missão deixando-nos à espera...

Enfim...

Desejo-te um Natal Feliz e Ano Novo próspero.

Beijinhos

Olinda

Manuel disse...

Esta magnifica crónica de uma viagem abençoada, por um inesperado aperto de mão, é deliciosa.
Adorei e vou voltar para ler de novo,
Desejo um Bom e Feliz Natal para si e todos os que fazem parte da sua vida,.
Bom Natal

Anónimo disse...

Obrigada! Feliz Natal!! :D

http://odeclinardosonhos.blogspot.com disse...

Minha querida amiga, passei somente para te desejar um lindo e maravilhoso Natal.
Que ele seja repleto de alegrias e amor...
Beijo grande e Feliz Natal

Severa Cabral(escritora) disse...

Belo alvorecer querida e amada amiga !
Tens um dom fascinante...que é saber dividir os temas que fazes post...sempre que venho aqui me delicio com eles...me traz grandes recordações de coisas que vivi e que já senti...
bjs minha linda!

franciete disse...

LUZ DIVINA--NATAL

Há dois mil anos! Passa colossal:
Noite iluminada em saudade!
Luz, pureza, amor, e humildade,
Apontando no lar, noite de Natal…

Pinheiros desperta, luz paternal;
Ao nascimento da alta divindade:
Nas palhas inspira a humanidade
A encarnar nos homens a moral…
Finda a prece, vem a aurora radiante:
Radiosa estrela no horizonte;
Pura, bela, ridente, despontou.

A aureolar no olhar divino de Deus!
Que sempre esclarecendo todos os Céus
No caminho, da vida que nos traçou…

beijinhos de luz e paz

Dani disse...

as fotos estão muito boas! :)

eileeninmd disse...

How very sweet and nice of you to offer your hand and a smile. I think you made his day. I love the cute doggie waiting at the station. I hope he has a good home. I wish you and yours a very Merry Christmas!!

Álvaro Lins disse...

Feliz Natal e tudo de bom:)!
Abraço

► JOTA ENE ◄ disse...

ººº
P'ra ti e p'ros teus:

……………¨♥*✫♥,
………,•✯´………´*✫
…….♥*……………. __/\__
…….*♥…………… ..*-:¦:-*
…¸.•✫……FESTAS FELIZES !!!!

____/)___/)______./¯"""/')
¯¯¯¯¯¯¯¯\)¯¯\)¯¯¯'\_„„„,\)

【© Jota Ene 2011 ™】

jorge esteves disse...

Por isso, eu que também tenho 'coisa' com comboios, sempre esclareço que a 'coisa' é mesmo 'só' com os comboios! Por isso sempre foi uma 'coisa' linda!...
...
Não estive, mas não me esqueci de estar. E mesmo que Natal seja quando se quiser (e for possível...), é sempre possível um abraço!
Felicidades!

JUAN FUENTES disse...

Amiga Isabel.El graffiti representa al pueblo contra los politicos que llevaron al pais a la ruina económica,si observa la cara de los bomberos veras que son aborígenes del pais.
Un fuerte abrazo

Laços e Rendas de Nós disse...

BOM NATAL. E muita LUZ!

Beijo

Labirinto de Emoções disse...

Blue

Adorei ler este texto e o seu inesperado final, quem teve um presente foi o Sr. Revisor com o teu singelo aperto de mão.
Embora o Natal não seja para mim uma época muito alegre devido aos muitos braços da "minha arvore" que foram ficando pelo caminho...desejo-te para ti e todos os teus um Santo Natal cheio de Luz e Amor.

Beijinho grande

Teresa

Lúcia Laborda disse...

Querida amiga; uma história maravilhosa, muito bem contada...
FELIZ NATAL, minha amiga querida. Que ele seja de muita saúde, paz, realizações e fé.
Beijos

Elvira Carvalho disse...

Muito interessante a história. Regra geral sentimos vontade de fazer um gesto cordial quando o bvemos repetido à nossa volta. Mas infelizmente a simpatia e cordialidade não é apanágio das pessoas que trabalham de alguma forma para nós, seja numa secretária, quando nos tratam de uym documento, ou num comboio quando nos revisam o bilhete.
Desejo-lhe um Santo Natal, e que 2012 seja o ano da recuperação total da doença do marido.
Tudo de bom para vós.
Um abraço e FESTAS FELIZES

Lucia Luz disse...

Blue querida

Desejo a você e a sua família um natal iluminado e abençoado pelo menino Jesus.
Que seja um natal feliz e cheio da presença do menino Jesus.
Um beijo carinhoso da amiga

Lucia

Pedro Ojeda Escudero disse...

Me incluyo en tu dedicatoria. No sabes bien cuántos quilómetros en tren acumulo en mi vida...
Besos.

Unknown disse...

Feliz Natal

Bjs

blog da Paraguassu disse...

Olá Blue querida,
Lindo seu texto! Deixei-me levar, na leitura, e parecia que era eu a estar no comboio. Adorei!
Agradeço os cumprimentos em meu blog
e quero desejar a você e à sua família meus mais sinceros votos de Feliz Natal e um Ano Novo com muitas realizações, prosperidade, paz e amor.

João P. disse...

Blue Shell:

Gostei da tua descrição sobre os comboios e o que é viajar neles. Também eu o usei durante um ano e deles me ficaram memórias inolvidáveis

Também senti o estômago frio ao ler o teu post

Obrigado pelas memórias

João

Zé Povinho disse...

Já andei nesse comboio quando ele parava em Carregal do Sal, agora não dá jeito porque teria de sair em Santa Comba.
Virei cá para seguir esta série sobre o comboio.
Abraço do Zé

Manuel disse...

Como tinha dito, aqui estou para voltar a ler.
Tenho um grande fascínio pelos comboios e lembro as velhas máquinas do pouca-terra..pouca-terra que, fizeram a delicia da minha meninice.
Há muitos anos, tantos que o tempo já esqueceu, vivi na Pampilhosa do Botão e ai nasceu esta adoração.
Um dia, se a inspiração me deixar, também me vou atrever a dizer algo sobre os comboios.

Melbourne Australia Photos disse...

The first picture is perfect! As though the little dog is waiting for the train to board!

Pitanga Doce disse...

Não tens ideia do quanto fui feliz nesta plataforma à espera do comboio que vinha justamente de Coimbra!

Zé do Cão disse...

Minha Amiga

No fundo só quem pagava bilhete era você.
No comboio e autocarros passam-se cada coisa! E a mim sucede-me tudo.

o meu abraço

Kilauea Poetry disse...

(lol)..this was funny! I want to say I'm sorry about your husband- that's no fun, but I enjoyed your story! What a sweet dog and the photos bring everything together nicely!

Canto da Boca disse...

Ao menos naquele momento, olharam-te e a eles, nos olhos, é capaz que um lampejo de mudança tenha se estabelecido no coração dele, a partir daí...

Beijos, Blue!