terça-feira, outubro 18, 2011

Blue Shell...why?...

pr1

(Foto de BlueShell)

Atraquei num porto de palavras…e amarrei
Meu barco às sílabas soltas que saíam de sua boca!
Louca: pois que não vi o branco frio desse véu
Me cegar de eufemismos embalsamados…
Pensamentos estagnados presos em sílabas
Dispersas: areias no areal sem mar, sem sal….

Mas enquanto se banqueteava na sua fecunda
Hipocrisia [Homem …arrogante e opressor]…
Eu me libertei das sílabas mornas, sem sentido…
E corri, já sem o véu que me cobria…e me tolhia o ser…


Corri…e mergulhei, sem barco…ou medo algum
de perecer nesse mar, cor de céu, pleno de vida!
Me aconcheguei na minha essência,
Quase perdida, nela me firmei…
E em concha azul…me transformei!



pr3

(Foto de BlueShell)

103 comentários:

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Forte e dorido.

Por vezes as palavras magoam e muito.

As fotos estão muito boas.

um beij

Lilá(s) disse...

Escreves tão bem! sou leiga em poesia por isso ás vezes até temo comentar com medo de estragar...
Um beijo grande e força

Anónimo disse...

Libertador!

"Me aconcheguei na minha essência".
Perfeito!

Ótimo final de 3ª feira para você, aí do outro lado do mar!

Elvira Carvalho disse...

Sempre fico impotente perante a grandeza de alguns poemas. Por que não tenho ou não sei utilizar as palavras para um comentário à altura.
E não estou nada de acordo que ninguém ia comprar o livro, pese a crise que assola o país. Tenho amigos que estão a publicar um livro por ano e outros que publicaram este Verão e esgotaram.
Mas acredito que realmente não seja fácil para o primeiro livro. O que é uma pena já que os seus poemas , bem como de mais 2 pessoas que conheço, mereciam ser lidos por muito mais gente do que quem visita os blogues.
Um abraço

Laços e Rendas de Nós disse...

As palavras são fortes marcos da fragilidade. E ainda bem!

Pude ler, por isso, um poema perfeito, feminino. Na essência, grandioso!

Beijo

Leninha Brandão disse...

Atraquei num porto de palavras...e amarrei
Meu barco às sílabas soltas que saiam de sua boca!

E eu,amiga,atraquei em seu poema e no encanto de tua foto...e meu barco se tornou refém de tuas palavras.

Obrigada por me conduzires até aqui,com teu comentário e teu carinho em meu blog.
Bjsssssssss,
Leninha

Graça Sampaio disse...

Muito bonito! Libertador? Ou não. Os grandes amores infelizes nunca nos libertam, são para a vida. Eu sei do que falo.

Lindas as imagens, Conchinha Azul...

Ana Tapadas disse...

Que bela transformação e que belas palavras para fotos excelentes!

bjs

Maria disse...

A libertação dentro do mar. Ou frente ao mar. Ou, simplesmente, pensando no mar. Fonte de vida...
Belo o teu poema, BlueShell.

Um beijo.

Anónimo disse...

Olá, Blueshell!

Está lindamente explicado o porquê desta concha refúgio, protectora, e da sua cor azul - que é de mar;e também duma forma comovente,com muito talento à mistura.

Beijinhos amigos; boa noite!
vitor

Mário Margaride disse...

Poema sentido, onde cada palavra...se crava dentro de nós...como um punhal!

Excelente também a foto.

Parabéns minha amiga.

Beijinhos e boa semana

a d´almeida nunes disse...

Com as sugestões que emanam destas fotos inspiradas todas as sílabas podem ser baralhadas para compor as palavras que podem transportar o nosso imaginário e o nosso íntimo poético até ao mais sublime sentir um momento ou uma sucessão de momentos.

Como as palavras nos podem embalar!...

Beijinho, Blue
António

Gaja Maria disse...

"Me aconcheguei na minha essência,
Quase perdida, nela me firmei…
E em concha azul…me transformei!"

Lindo, profundo.
Espero que nos deixes entrar nessa concha azul para podermos apreciar e partilhar das tuas palavras tão lindas, dos teus sentimentos tão nobres.... :)

Anónimo disse...

Muito bem!

Rogério G.V. Pereira disse...

Deixo-te o que me é mais fácil
mas também o mais sincero

Um sorriso

:-))

Anónimo disse...

Lindo, muito lindo e profundo.
Parabéns BlueShell!
You're a gem.

Beijinho
Ana Sofia

Anónimo disse...

oLá querida BlueShell..que lindas fotos..adorei...fiquei aqui olhando e imaginando você fotografando e como são lindas as suas palavras tão doces e profundas..
tudo de bom que merece..
paz fé e esperança nesse coração..
beijos
titi

Fernando Santos (Chana) disse...

Olá, gostei das fotografias e do belo poema...Espectacular....
Cumprimentos

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

Por vezes o sofrimento nos faz encontrar defesas para conseguir ultrapassar.
Espero que esteja a correr tudo bem...e vai correr é preciso ter esperança SEMPRE.
E agradeço as tuas palavras no meu cantinho.
Beijinhos com carinho
Sonhadora

Luna Sanchez disse...

"Sem o véu, sem o véu..."

Ficou ecoando aqui.

Adorei!

Beijos, flor.

Celina Dutra disse...

Blue Shell,

Mergulho corajoso, difícil, o mais belo. Bela reflexão, poeta!
Girassóis nos seus dias. Beijos

Joop Zand disse...

I like these pictures honey, very nice done again.

kisss, Joop

São disse...

Mergulhar nas tuas palavras é sempre revigorador.


E banhar os olhos na beleza das tuas fotos, um bálsamo.

Bem hajas!

Isamar disse...

O mar é uma paixão que acalento desde a mais tenra infância e é na sua frente que liberto os meus pensamentos, sonho,ganho coragem para enfrentar contratempos...
Um belo poema, Conchinha Azul!

Muita força, amiga!

Beijinhos

Jacques disse...

A poesia consiste em buscar um refúgio dentro de si mesmo,BlueShell.
Belas palavras.
Abraço.

Unknown disse...

Gosto especialmente da primeira foto. Muito boa!

Fê blue bird disse...

Amiga, lindo este teu poema.
Encontraste a tua essência depois da libertação. Haverá melhor final para uma vida e para um poema?

beijinhos

Betty Manousos disse...

very powerful, love it!
the photos are beautiful, too!

bjs!
betty

JUAN FUENTES disse...

Amiga Isabel.Tus fotos de la naturaleza son muy bonitas,pero pienso que eres mejor escritora que fotógrafo.
Cada uno de tus comentários tienen algo de poesia,tus pensamientos siempre lo tiene en ebullición.
Un fuerte abrazo

mfc disse...

A transformação em concha... como protecção contra o sofrimento!
Um beijo enorme.

mfc disse...

Esqueci-me de dizer que a foto tá lindíssima!

manuela barroso disse...

E sempre será assim. A nossa essência é o nosso porto de abrigo quando se sente a fragilidade como canas ao vento.É na essência do nosso eu, que os medos se tornam menos medo,e talvez por isso encontremos a força que muitas vezes ignoramos.Será? E fica-se mais forte! Por isso a sua transformação em concha:poder e força!Uma metáfora encantadora.
E...corra sempre para essa concha. Ela é o seu lugar seguro, onde ninguém a incomodará e onde ganhará forças para caminhos que terá que percorrer...
Desejo a força da concha e a beleza do mar! As fotos são lindas demais!
Abraço, Isabel

Helena Chiarello disse...

Acho fascinante a forma como algumas palavras adquirem força ainda maior quando se sabe "jogar" com elas... E você consegue isso com maestria!

Lindo esse poema!! E lindas as fotos!

Beijos!

lino disse...

Belíssimos, imagens e texto!
Beijinhos

Je Vois La Vie en Vert disse...

Boa noite Blue Shell,

gostei da tua poética maneira de explicar porque escolheste o teu pseudónimo.
Sabes que os acessórios da minha casa de banho social são feitos com desenhos de conchas azuis ? Também tenho conchinhas azuis numa tacinha...

Beijinhos, conchinha azul

Verdinha

Flor de Jasmim disse...

Concha azul
O mar que inspira e que nos dá tranqualidade. Amiga foi a ver, ouvir, chorar e falar com ele que encontrei algumas forças quando passei por o que tu estás a passar.
Força e esperança no teu coração.
Beijinho muito grande

Vera Lúcia disse...

"Me aconcheguei na minha essência,
Quase perdida, nela me firmei…"

Lindo demais!

Obrigada pela visita e comentário.
Sigo aqui.

Beijos.

Carla Fernanda disse...

Uma belíssima fusão com a cor da emoção Stell.
Beijos e boa tarde!!

Kilauea Poetry disse...

Oh cool, you got a language translater! Your a poet too..beautiful words and images!!

Unknown disse...

Boa noite, Shell

Acho o poema excelente e a ilustração linda.

Parabéns.

Bjs

Aleatoriamente disse...

Profundo e pleno.
Amei!

Beijinho linda.

lis disse...

Imaginava assim , azul da cor do mar e imensa como o céu.
Imagem e palavras , as duas se completam e o que mais dizer serão apenas conchinhas menores nesse seu mergulho.
Lindo, adorei BlueShell
parabéns poetinha

Branca disse...

Muito lindo e profundo minha queriada "Concha azul". O azul é a côr da libertação, céu e mar, vida, ser, por isso eu gosto tanto dela.

Muito belo o poema.

Beijos

Vanuza Pantaleão disse...

"Me aconcheguei na minha essência..."

Nas origens, nos líquidos -materno e do mar- sempre encontraremos aconchego e verdades.

Amei, amei, amei!
Fotos maravilhosas...
Obrigada pela honrosa visita, Isabel!Beijos!

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

Nossa lindo lindo lindo...que poema forte e belo! gostei demais!!! li e reli várias vezes, viajando por ele...

bjs
Liz

andrebdois disse...

Muito obrigado :) sua galeria é linda! volterei sempre, com certeza. abs

eileeninmd disse...

Hello, gorgeous photos and a lovely beach. Wish I could be there walking along now. Grreat captures. Have a nice day and thanks for stopping by my blog.

Fá menor disse...

Se o azul do céu e do mar envolvem a concha, ela será um poderoso refugio. Que ela se abra sempre ao azul.

Bjos

Anónimo disse...

Costumo dizer que «há palavras que não se comentam. Sentem-se».

Agradeço e retribuo visita ao meu blogue.

Tudo de bom.

Mona Lisa disse...

E numa concha fechaste as tuas mágoas.

Belíssimo e tocante poema.

A foto está soverba.

Parabéns pelo post.

Bjs.

Peter disse...

Olá "conchinha"

Resolvi voltar ao blog que agora á conversas.xaxa@gmail.com e deparei com estes belos versos, ilustrados com não menos belas fotos.

Fiquei satisfeito por sentir que conseguiste superar os teus problemas.

Peter

Guma disse...

Peguei na concha e encostei ao meu ouvido e ouvi o que já tinha lido, traduzido noutra leveza de ser.
Fez-me lembrar um sonho, em que nadei, tanto nadei em direcção a alto mar, que já sem forças pensei que me afogava, qual o meu espanto (os sonhos têm destas coisas) me transformei em peixe voador.

Fiz uma viagem por tuas postagens mais antigas e deslumbrei, com a escrita e as fotografias que me encantaram.
Gosto daqui...

Beijo e kandandos
Ubunto em todos nós.

C Valente disse...

Belo poema
Saudações amigas

Silenciosamente ouvindo... disse...

Ler a sua excelente poesia,
acomoanhada de imagens muito
significativas, merece mais que
palavras que se fiue silenciosamente
perante essas palavras de forma
que elas entrem em nós tal a sua
profundidade e significado.
Um beijinho amigo
Irene

MadSnapper disse...

wonderful beaches, much like ours here in Florida.

George disse...

You've selected some wonderful pictures to accompany your beautiful words.

JUAN FUENTES disse...

Amiga Isabel.Nuevamente te vuelvo a agradecer tu poetico editorial a mi fotografia.
Un fuerte abrazo

Bob Bushell disse...

Beautiful photos and the amazing speech.

JOTA ENE ✔ disse...

ººº
Gostei das fotos... da poesia e... venho retribuir o beijinho.

Antônio Lídio Gomes disse...

O auto-retrato da BlueShell?
Muto lindo por sinal.
Um abraço amiga, e seja sempre bem-vinda.

Antônio Lídio Gomes disse...

O auto-retrato da BlueShell?
Muto lindo por sinal.
Um abraço amiga, e seja sempre bem-vinda.

Unknown disse...

Pode ralhar à vontade.
Não ouço....mas não sou surdo e quando leio não respondo...

O mar me encanta, baralha as palavras e as devolve ao meu interior.
Com elas me solto e com elas navego para lá dos temporais.

Teté M. Jorge disse...

Que beleza de imagens e versos tão sentidos... e de pensar que noutro dia eu me fiz essa pergunta sobre você... Blue Shell será por que?

Beijos mil.

manuela barroso disse...

Muito noite.
Passei só para dar um beijo de boa noite!
Que a noite seja de paz.
Até amanhã!

CEM PALAVRAS disse...

Blue,
passei aqui para convidá-la a participar do desafio postado em meu blog. Estou te esperando. Beijos

http://euprecisotecontar.blogspot.com/2011/10/um-desafio.html

Reader Wil disse...

Beautiful beaches, Blue Shell! Have a great weekend!

oteArt disse...

sugerentes fotos; no consigo sacar la esencia del texto, lo siento. saludos.

Paula Alexandra Santos disse...

Belissímas fotografias e belissímo poema!
Bom fim de semana!

Marina disse...

Fotos fantásticas e poema muito bonito!

P. P. disse...

Blue - Sempre!

E as palavras, essas que se soltem sem receios ou preconceito.

Bjs

Everson Russo disse...

Bastante forte,,,um pouco sofrido,,,um porto seguro de palavras...beijos de bom final de semana.

José disse...

Às vezes é preciso mergulhar, nas águas de um porto seguro, ou no fundo do mar, e vir ao de cima e puder respirar.

Bom fim de semana,
beijinho,
José.

Desnuda disse...

Minha querida amiga,

O texto é fabuloso, heim? Adorei!!!


Beijos com carinho e ótimo fim de semana.

PS: Hhahahahah amei o tchannnnnnnnnn hahahahah. Beijos e sorrisos

Judy disse...

Wow! Beautiful post. Thanks for stopping my and visiting my blog.

Jorge Pimenta disse...

o génesis do nome; a emergência do poeta; o nascimento do poema.
alegórico, no mínimo.
beijinho!
p.s. quem ousaria resistir às sílabas soltas da boca? nenhum de nós sabe distinguir um eufemismo da realidade quando enfeitiçado pelo véu do dizer.
beijo renovado!

Ellie disse...

Your beach looks lovely. You have some good shots there.

Val Du disse...

Que forte!

Belas fotos.

Bom final de semana.

Bjos.

Manuel Veiga disse...

Poesia burilada. densa e intensa. sensorial...

talentosa cnstrutora de palavras belas.

beijo

José María Souza Costa disse...

Avassaladora, a sua poesia.
penetrante na alma.
abraços abrasileirados, deste Brasil, cá, do Atlantico. Sinto-me de alma alegre, por comentar no meu blogue. Assim, aquele espaço torna-se mais nobre
Abraços

Sensualidades disse...

lindo

e obrigada pelas visitas ao meu blog

fico contente de saber que consigo fazer com que entendas a razao do blog

Bjinhos
paula

Flor de Jasmim disse...

Minha concha azul
Vim deixar o meu beijinho e uma flor.
Bom fim de semana

Kim disse...

E quando um sentimento se transforma em concha, é sinal que as estrelas iluminam as trevas.
Beijinho Blue

Anónimo disse...

Olá!!!

Vim dizer que há nova publicação.
Espero que goste.

Fico à espera que a sua inspiração me surpreenda, tarefa bem difícil ...

Beijinho e bom fim de semana.

Ana Sofia

The Write Girl disse...

Beautiful words and images. I like the metaphors of the sea and the last stanza and line is lovely. Wonderful to read.

Kalyan Panja disse...

Simply beautifully captured shots...lovely colours!

LifeRamblings disse...

the beach looks lovely and inviting. have a good day.

Pena disse...

Maravilhosa e Doce Amiga Poetiza de sonho:
Um delicioso poema de pureza e encanto.
Tudo fluí ao terno sentir de agarrar esta poesia de deslumbre e de maravilhar. Magistral. Extraordinária. De perfeição.
É fabulosa e linda.
Parabéns sinceros.
Beijinhos ao seu enorme e gigantesco talento sublime e mágico no que concebe de ternura imensa.
Com respeito e sempre a admirar o que confecciona com carinho. Um carinho lindo só seu.

pena

MUITO OBRIGADO pela ternura deixada expressa no meu blogue.
É uma poetiza de sonho.
É fabulosa. Adorei.
Bem-Haja, pela honra admirável da sua amizade.

Lucinha disse...

Blueshell,

Amo poesias, embora não entenda muito bem do assunto. Sei que elas tocam o meu coração.
Linda poesia, lindas imagens.
Um lindo final de semana pra você. Beijos

Paula Alexandra Santos disse...

Olá Blue Shell!
Tinha de vir aqui dar-lhe uma palavrinha outra vez!
Não sabia dos seus problemas de saúde e espero que consiga ultrapassar esta fase menos boa da sua vida.
Felizmente, o meu excesso de peso é mesmo de comer demais, mas como engordo muito facilmente, tenho de tomar sempre cuidado ou de um dia para o outro, são logo 1 ou 2 quilos a mais.
Quanto ao cancro do seu marido, sei o que é ter pessoas mesmo muito próxima a padecer dessa doença e sei que sofremos quase tanto como eles, com o seu sofrimento. Vai matando, moendo, desgastando por dentro. Envelhece-nos uns quantos anos, eu sei. Mas peço-lhe que tenha fé. Não sei se crê em Deus ou não. Eu creio e se até agora tenho conseguido muitas coisas na minha vida, devo-o a Ele e à força que Ele me dá, quando eu já não tenho.
Já tentou procurar um naturopata? O meu marido tem um problema renal, que o faz perder proteínas pelos rins e retem muitos líquidos e fica inchado (só em retenção de líquidos, são cerca de 10 quilos). Estava a ser tratado no hospital e só sabiam dar-lhe comprimidos e mais comprimidos (chegou a tomar 21 por dia) e depois de ter começado a ser visto por uma naturopata, melhorou bastante e diminuiu os comprimidos para 8 (todos naturais).
Não desista. Sei que falar é fácil e que só quem passa pelas coisas é que sabe como está, mas Deus É grande e sei que não a desampara. Nunca.
Beijinhos e muita, muita, muita força!
:)

Anónimo disse...

Obrigada amiga Blue Shell pelo maravilhoso comentário que acabei de ler lá em casa.
É bom acordar ao som de doces comentários e sorrir...

Beijinho
Ana Sofia.

Shirley Brunelli disse...

Li seus textos e gostei muito. Lindo é o seu estilo. Bonitas fotos. Parabéns, Blue Shell. Um beijo amigo!

Rui disse...

Olá Blue Shell !
Deliciei-me a ler-te !... não sei que mais admirar: se os teus poemas, ou se a poesia da tua prosa !
Gostei muito !
Bj
.

manuela baptista disse...

Blue

Shell

Why?

because!

para si também, bom fim de semana

um abraço

Everson Russo disse...

Um belo sábado pra ti minha amiga querida, beijos flores e poesias...

. intemporal . disse...

.

.

. 100 palavras . que não sejam de es.panto . pela poesia sublime que re.encontro aqui .

.

. os meus parabéns .

.

. um bom fim.de.semana .

.

. um beijo meu .

.

.

Flor de Jasmim disse...

Blue
Venho deixar o meu beijinho e uma flor. Hoje tenho o portátildo meu "folha seca" tenho mais tempo desponivel.
Bom fim de semana miga

Nilson Barcelli disse...

Fizeste, na minha modesta opinião, um dos teus melhores poemas.
Os meus aplausos.
Querida amiga Conchinha, desejo-te um bom fim de semana.
Beijos.

Duarte disse...

Há já algum tempo escrevi assim, algo que se adapta perfeitamente ao momento...


Entre canas silva o vento.
Até gosto!
Deixo-me cair
Tendo duna como guarida.
Durmo...
embalado ao som da maré.
Caminhos intermináveis!
Guiado…
pelo ronco adormecido
desse mar sem fim.
Onde me leva?
Se pudesse caminhar por ele!
Iria mar adentro... até ao fim.


Para ti, musa da minha inspiração, deixo um grande abraço

Chris B. disse...

Absorver apenas o que é bom, amiga!
Muito obrigada por seu carinho,
Beijos.

JUAN FUENTES disse...

Amiga Isabel.Tu pluma és tan agil como tus sentimientos poeticos,tu mente vuela y vuela hacia el eter,tus notas son flores que llegan a mi persona siempre alegres y reflexivas.
Un fuerte abrazo
Juan

Canto da Boca disse...

O poema é todo cingido de belezas, de sentimentos e significados. Em mim causou um alvoroço libertário, fundi-me com o azul do céu e do mar, e virei mares, mundos, terras a conquistar.
Teus textos nos emocionam e nos arranham por dentro, impossível ficarmos impassíveis diante deles.

Desejo com todo o meu coração, o restabelecimento da saúde do seu esposo. Força e coragem!

Um beijo grande!

JUAN FUENTES disse...

Amiga Isabel.Eres una poeta,por tus notas salen tus pensamientos aborbotones
Juan

JUAN FUENTES disse...

Isabel.Puedes sentir nostalgias por tu pasado,solo eso nostalgias,vives tu presente y sácale a ésta lo mejor que te ofrezca,alegra tu vida y alegra tu espíritu y seras mucho más
feliz,
Muchos besos
Juan