segunda-feira, dezembro 20, 2004

Que tolas...as palavras!!!


move

(foto de João Vasco)

Ainda a inspiração vem longe e já os dedos fazem cócegas no teclado... e o branco no monitor convida a que as letras por lá se espalhem, como pessoas vistas ao longe, no pico do Verão, à beira mar estiradas, em suas toalhas estampadas....
Mas as palavras, essas, atropelam-se umas às outras: cada uma quer chegar primeiro; tão tolas...não sabem que, para que se faça sentido têm de estar por ordem...não podem arremessar-se para o espaço da escrita à toa, têm de esperar cada qual a sua vez...Mas teimam. O verbo, então, todo emproado e com a mania de que nada se faz sem ele ( o que é verdade) vem a passos largos, seguido do nome, ou substantivo... (como se dizia no meu tempo).Ah, mas os adjectivos reclamam que sem eles nada tem cor ou forma e avançam destemidos atropelando as coitadas das preposições e conjunções! Felizmente...existe o advérbio que, tranquilamente põe ordem na confusão. Pronto... mas agora as interjeições desataram num pranto que é um misto de fúria e de dor. Ouço-as claramente: “OH; AI!;”...
E as pontas dos dedos impacientam o teclado...ele espera, enquanto pela minha cabeça, entre o choro das interjeições e o suave toque de uma música, passam imagens de cor e sol e dança...
E sem que eu desse por mim...invadem – me o espaço em branco as figuras de estilo: são metáforas, comparações, hipálages, antíteses, sinestesias, pleonasmos, quiasmos...um sem fim de artifícios poéticos ....
“Não, assim, não! Hoje não escrevo: perdoai mas enquanto não houver ordem e respeito no mundo das letras...recuso-me a escrever.”
E foi assim que hoje deixei o teclado e virei costas ao monitor.
Usando a Função apelativa da linguagem disse “basta”!
E não escrevi.
Entretanto a inspiração...que vinha longe...assustou-se e não veio, de todo!

14 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Relativamente ao post anterior, respondo-te que não sei qual é o meu dom.
Outros o saberão, mas eu... nicles...
Mas o teu (ou um deles) é fácil de descobrir.
Escreves bem mesmo sobre a falta de assunto.
Sempre.
Apanhavas bolos na escola primária?
Beijinho.

Lola disse...

O meu dom é amar demais. (helás...) O teu é espalhares beleza por aí. Um beijo.

Que Bem Cheira A Maresia disse...

De facto tu tens um Dom especial, o de brincares com as palavras, dando-lhes forma, rimando-as e embelezando-as com o que de mais bonito tens, a sensibilidade!
Vi-me no colégio, nas minhas aulas de Português, com aquele professor já com idade avançada que nos obrigava a levantar a cada sua entrada na sala e de cada vez que falhavamos o verbo e/ou qualquer figura de estilo, nos olhava com o ar mais cínico do mundo e nos dizia; "Isso para vós é música celestial". Obrigada pelo reviver de velhos tempos.
Um beijo gordérrimo

wind disse...

Se isto não é escrever, então o que é? :)))bjs

Viajante disse...

Se já foi tão, tão agradável de ler.... imagino se a inspiração não estivesse «de longe». Muito agradável a «tolice» das palavras... bjs

SL disse...

A tua inspiração nasce sem que te apercebas disso...
Jinhos

Luis Duverge disse...

Ao contrário dos comentários anteriores, e desculpa a sinceridade, acho que andamos a precisar de descansar a alma. A tua formação ajuda-te a brincar com as palavras e a verdade está á vista, gostei de forma como contornaste a falta de inspiração. Mas onde está a gota que ecoa e se faz ouvir em seu redor, enquanto o lago de águas paradas permanece calmo, imperturbável?
Beijo ...Feliz Natal ...ainda falamos antes.

Maria_Oliveira disse...

E brincando com as palavras, assim se dominam. Deveras engraçado. Beijos e votos de Boas Festas

Anónimo disse...

A ordem de tudo aquilo que escrevemos... É verdade que é necessario a mesma para que todos nos entendam...Mas será que as confusões nas mesmas não podem ser sinonimo das confusões que nós mesmos sentimos, no que pensar, em como agir, todos nós somos assim as vezes, confusos.. Mas adorei ler, e ainda bem que só nos texto a tua inpiração virou costas ao teclado.. Um beijo doce MissLadyMystery

Manuela Neves disse...

BLUE SHELL, Muito obrigada pelos Parabéns. Claro que chegou a tempo.
Hoje as palavras para mim estão cheias de esperança, tenho os olhos rasos de alegrias. Meu filho tem saúde e trabalho. Que DEUS ilumine a vida dele.
Hoje tudo faz sentido.

sotavento disse...

Com as mesmas palavras nos entendemos e desentendemos...

almadepoeta disse...

Um Natal feliz para ti, com muita paz e amor, junto das pessoas que mais amas. Um ano novo próspero , se possível melhor do que este. Um agradecimento por este ano de convívio bloguista.
Um Beijo

Fátima Santos disse...

Minha querida Blue que texto desinspiradamente belo! é mesmo assim..quando ela não vem...as palavras parecem aquela sopinha de letras que num dia de inspiração (ela de novorss) compôs a Sotavento! Não não lembrava a associação das duas rss escrevi um mail, mas ...perdeu-se talvez...que interessa somos quem somos ...uma muitas! Um grande abraço à Blue e à Whitt :)

Anónimo disse...

Não saberia usar tão bem o dom que tem o ser humano de se expressar, para dizer sem palavras, talvez, sem sentido, o quanto sabes brincar e sorrir com as palavras, e que tal situação não pede inspiração...
Rose Camaicow